Biblioteca CSM


PP001
Julgar
Analítico de Periódico



CARVALHO, José Manuel Tomé de
O pluralismo associativo : factor de união ou sinónimo de divisão? / José Manuel Tomé de Carvalho
Julgar, Lisboa, n.esp.(2009), p.251-256
Número especial dedicado ao oitavo Congresso dos Juízes Portugueses subordinado ao tema: "O poder judicial numa democracia descontente - impasses, desafios e modernização da justiça".


ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA / Portugal, PODER JUDICIAL / Portugal, CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA / Portugal, JUIZ / Portugal, MAGISTRADO JUDICIAL / Portugal, ASSOCIATIVISMO JUDICIÁRIO / Portugal

Como presidente do Movimento Justiça e Democracia, o autor apresenta-o como tendência organizada da ASJP e fala de um modelo de associativismo judiciário mais preocupado com a realização da justiça e com a salvaguarda do poder judicial. Afirma a ASJP como a única associação representativa dos juízes portugueses e descreve o contributo da sua tendência para a renovação e o pluralismo associativo. Apresenta sua visão sobre a dinâmica actual da ASJP. Discorre sobre as reformas judiciárias e sublinha que sem os juizes e sem a participação da ASJP e do CSM nenhuma reforma judiciária pode ter êxito. Pugna pela exclusiva subordinação do poder judicial ao CSM, como seu órgão de governo autónomo, e acentua a necessidade deste assumir capacidade de iniciativa e visão reformista.