Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD342
NOGUEIRA, Joana Teixeira
A evolução das tecnologias em auditoria [Recurso eletrónico] : o estudo da inteligência artificial / Joana Teixeira Nogueira.- Aveiro : [s.n.], 2022.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Contabilidade - Ramo Auditoria, realizada sob a orientação científica de Davide Alexandre Henriques Ribeiro e Rui Pedro Figueiredo Marques. Ficheiro de 2,61 MB em formato PDF (160 p.).


AUDITORIA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, INQUÉRITO-ESTUDO, TESE

A auditoria tem passado por inúmeras evoluções pelo que é importante refletir acerca das ferramentas tecnológicas de suporte à Auditoria. Deste modo, já há algum tempo que a Auditoria tem vindo a investir no desenvolvimento de novas ferramentas com o intuito de satisfazer as necessidades dos seus stakeholders. A presente dissertação tem como finalidade estudar a evolução da Inteligência Artificial (IA) em Auditoria. Mais concretamente, pretende-se perceber qual a evolução da pesquisa em IA em Auditoria, verificar quais as tecnologias de IA que os auditores conhecem, e com que frequência as utilizam no trabalho de auditoria. Além disso, pretende-se constatar qual a perceção dos auditores relativamente à importância das tecnologias de IA na realização do trabalho de auditoria e, por fim, perceber qual é a opinião dos auditores relativamente ao impacto da implementação de tecnologias de IA em auditoria. De modo a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se inicialmente por realizar um estudo bibliométrico com o intuito de se perceber qual o ponto de situação da IA na comunidade científica e, posteriormente, procedeu-se à elaboração de um inquérito por questionário destinado aos Revisores Oficiais de Contas (ROC) em Portugal. As principais conclusões indicam que embora exista um ligeiro aumento no número de publicações acerca da IA na Auditoria, ainda se trata de um tema onde a informação é escassa e, portanto, constata-se que a sua evolução ainda é gradual. Além disso, concluiu-se que os ROC já ouviram falar ou têm conhecimento de várias tecnologias de IA, sendo a mais conhecida o reconhecimento de voz. Outra conclusão é que, embora haja algum conhecimento acerca das tecnologias de IA por parte dos ROC, são muito poucos aqueles que as utilizam, sendo por isso esmagador o número de ROC que nunca utilizam qualquer tipo de tecnologias de IA. Além disso, constatou-se que, gradualmente, os ROC vão reconhecendo a importância da utilização destas tecnologias na realização do trabalho de auditoria e, por essa razão, concordam que a implementação de tecnologias de IA num futuro próximo terá impactos significativos no trabalho dos auditores e na auditoria.