Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD323
PACHECO, Joaquim Reinaldo Ferreira
Representações sociais do suicídio em futuros Comandantes de Polícia [Documento electrónico] / Joaquim Reinaldo Ferreira Pacheco.- Lisboa : [s.n.], 2016.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna com vista à obtenção do grau de Mestre em Ciências Policiais, tendo como orientadora Sofia Tavares e coorientadora Lúcia G. Pais. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 1,12 MB em formato PDF (94 p.).


SUICÍDIO, PESSOAL DE POLÍCIA, POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, TESE

Em Portugal a Polícia de Segurança Pública regista uma taxa anual média de suicídio de cerca de 5 casos por cada 20.000 polícias – que é muito superior à média nacional de cerca de 1,6 por cada 20.000 habitantes. Para se compreenderem estes números é importante conhecer o contexto social e cultural onde o fenómeno ocorre e adquire significado. Este estudo procura apreender os campos semânticos construídos por elementos desta Instituição em torno do suicídio. Para tal 151 alunos do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Policiais – futuros Comandantes de Polícia – foram confrontados com os estímulos: O Suicídio faz-me pensar em…; O suicídio faz-me sentir…; As pessoas que se suicidam…. Dos dados recolhidos, submetidos a uma análise de conteúdo, conclui-se que estes futuros Comandantes de Polícia têm a representação do suicídio como estando associado a perturbações psicológicas e fortes emoções negativas (e.g. desespero, sofrimento). Sobre os suicidas a mente dominante é de pessoas fracas e egoístas, que necessitam de ajuda profissional e apoio social. Os resultados são discutidos em termos das suas implicações para a compreensão do suicídio e do desenvolvimento de programas de prevenção deste fenómeno nesta classe profissional.