Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD336
OLIVEIRA, Bruna Rafaela da Silva
O crime de incêndio florestal e a preservação da prova [Recurso eletrónico] / Bruna Rafaela da Silva Oliveira.- Porto : [s.n.], 2022.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Projeto de Graduação apresentado à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos necessários para a obtenção de Grau de Licenciado do curso de Criminologia, sob a Orientação de Ana Sacau. Ficheiro de 822 KB em formato PDF (49 p.).


FOGO FLORESTAL, RECOLHA DA PROVA, PRESERVAÇÃO DA PROVA, TESE

O presente estudo, é centrado na problemática dos incêndios florestais/ incêndios rurais ao nível de Portugal Continental, aspetos a ter em especial consideração, são as causas dos incêndios, a sua investigação e a preservação da prova do crime, apresentando assim uma proposta que poderá ajudar na resolução da problemática. A nível da proposta de estudo, a mesma passa por compreender o conhecimento que os bombeiros possuem relativamente à preservação da prova de crime de incêndio florestal em Portugal. Este estudo, passará por um processo com várias fases, iniciando-se o mesmo pelo objetivo geral e os objetivos específicos. Seguindo-se a metodologia do estudo, a população alvo e a amostra, bem como os instrumentos de recolha de dados, a serem utilizados e os procedimentos a levar a cabo. Por último, temos os resultados do estudo. Esta ideia, surgiu da minha observação crítica de uma possível alteração a ser feita, a nível do conhecimento dos bombeiros. Relativamente à escolha do tema, o crime de incêndio florestal já existe a muitos anos por todo o mundo, apenas implementam entraves que poderão dissuadir os criminosos. Mas se não for possível prevenir, é necessário atingir o máximo de percentagem na resolução deste crime.