Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD318
FELIZARDO, Tiago André Sineiro
Policiamento e prevenção da criminalidade em bairros problemáticos [Documento electrónico] / Tiago André Sineiro Felizardo.- Lisboa : [s.n.], 2012.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Relatório científico final do trabalho de investigação aplicada, apresentada à Academia Militar, tendo como orientador José Manuel Brito Sousa. Resumo insero na publicação. Ficheiro de 767 KB em formato PDF (93 p.).


URBANISMO E CRIMINALIDADE, POLICIAMENTO, PREVENÇÃO CRIMINAL, GUARDA NACIONAL REPUBLICANA, TESE

Os bairros problemáticos são realidades que se constituem como uma das preocupações sociais enquanto forma de alojar e dar melhores condições de vida a quem tem maior dificuldade em as obter. Movidas pela procura de melhores condições de vida e condições de emprego, estabilidade e na procura de uma melhor sorte, as pessoas deslocaram-se em massa para as periferias das grandes cidades na esperança de obterem todas estas regalias. No entanto, nem tudo se consegue da forma que se pensa e todas essas expectativas ficam latentes na esperança de serem um dia atingidas, o que pode, por vezes, implicar a adoção de atitudes mais marginais. O trabalho ora aqui apresentado pretende estudar o policiamento e a prevenção da criminalidade em bairros problemáticos. Este estudo assenta numa parte teórica e numa parte prática. A parte teórica é dedicada à definição do que são os bairros, o seu policiamento e também à prevenção da criminalidade efetuados nas suas diferentes formas. Esta primeira parte foi elaborada com recurso ao estudo bibliográfico em diversos documentos dedicados à matéria em questão. Relativamente à parte prática do trabalho, a mesma foi efetuada com recurso a entrevistas, tendo estas sido posteriormente analisadas, o que permitiu a retirada de conclusões com intuito de se comprovar as hipóteses formuladas. Através destas, verificamos as questões derivadas de forma a podermos responder à questão central do nosso estudo e, assim, atingirmos os objetivos propostos. Conclui-se que os bairros problemáticos estão a ser tratados com a devida preocupação por parte da GNR, e que toda a missão está a ser devidamente cumprida. Propõe-se que haja uma maior colaboração com entidades externas para se possibilitar uma melhor monitorização e resolução com maior exatidão das situações problemáticas.