Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD336
FRANCISCO, José Carlos Ferreira
Análise forense digital à aplicação móvel MIFIT [Recurso eletrónico] / José Carlos Ferreira Francisco.- Leiria : [s.n.], 2022.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Tese de dissertação para obtenção do grau de Mestre em Cibersegurança e Informática Forense, apresentada à Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria, tendo como orientadores Miguel Monteiro de Sousa Frade e Patrício Rodrigues Domingues. Ficheiro de 6,28 MB em formato PDF (101 p.).


INFORMÁTICA FORENSE, SISTEMA OPERATIVO, BASE DE DADOS, PROVA PERICIAL, TESE

MiFit é uma aplicação para smartphone onde os utilizadores podem monitorizar parâmetros relacionados com a saúde e bem estar. Os dados são gerados recorrendo a wearables, onde se incluem relógios e pulseiras inteligentes. Apesar destes wearables possuírem um poder de processamento considerável, o espaço de armazenamento é limitado, havendo a necessidade de exportar dos dados para a aplicação no dispositivo gestor (smartphone). É na aplicação MiFit que são apresentados os dados numa interface gráfica simples e intuitiva, no entanto, nem todos os dados e metadados são mostrados ao utilizador final, podendo estes serem relevantes do ponto de vista forense. Por se revelar uma aplicação que é usada em larga escala, no âmbito deste projeto foram estudados os artefactos forenses digitais da aplicação MiFit no dispositivo gestor. A análise estática passou pelo escrutínio das bases de dados e Shared Preferences considerados relevantes do ponto de vista forense. Este relatório descreve ainda as principais características e funcionalidades das versões previamente lançadas das pulseiras MiBand, com o intuito de perceber a evolução das mesmas. A pulseira usada foi a MiBand 6, revelando-se ser um wearable bastante completo, capaz de gerar informações sobre batimentos cardíacos, atividades desportivas e respetivas coordenadas Global Positioning System (GPS), monitorização do sono, stress só para enumerar alguns. No decorrer dos trabalhos surgiu a necessidade de implementar uma plataforma, MiFitAnalyzer, que objetiva gerar artefactos forenses de forma automática baseado nos conteúdos da aplicação MiFit ou uma cópia do armazenamento do dispositivo Android. A ferramenta gera um relatório dinâmico, com toda a informação relevante encontrada. Foram ainda implementados dois módulos externos para o software open-source Autopsy, mundialmente usado e reconhecido na temática da análise forense.