Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD336
SOUSA, João Miguel Nogueira de
A técnica de profiling criminal [Recurso eletrónico] : uma abordagem meta-analítica / João Miguel Nogueira de Sousa.- Lisboa : [s.n.], 2021.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação de mestrado em Ciências Policiais, área de especialização em Criminologia e Investigação Criminal, apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, tendo como orientador Nuno Caetano Lopes de Barros Poiares. Ficheiro de 1,62 MB em formato PDF (147 p.).


COMPORTAMENTO DESVIANTE, METODOLOGIAS, PERFIL PSICOLÓGICO, PSICOLOGIA CRIMINAL, TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL, TESE

A dissertação a que nos propusemos surge no âmbito do curso de mestrado em Ciências Policiais, na especialização de Criminologia e Investigação Criminal, do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, sob a orientação científica do Professor Doutor Nuno Caetano Lopes de Barros Poiares. A especialização acima referida permitiu-nos optar por um tema com relevância para a comunidade académica, mas sobretudo com grande interesse para as forças e serviços de segurança portugueses. Os comportamentos desviantes fazem parte da história da humanidade, suscitando sempre um misterioso interesse por tudo o que envolve. O conhecimento científico relativo ao fenómeno da criminalidade tem vindo a adicionar fatores de análise em diversas áreas, que pretendem ajudar a detetar as causas destes comportamentos e, se possível, preveni-las, uma vez que a segurança das sociedades é uma preocupação do Estado. Atendendo à necessidade de reforço da identidade profissional do criminólogo, em Portugal, bem como a sua ligação às forças policiais, resolvemos proceder a uma investigação que permitisse fornecer uma visão global da produção de conhecimento autónomo, designadamente sobre o Profiling Criminal, uma técnica auxiliar de investigação criminal. Assim, procurou-se fornecer uma explicação detalhada desta técnica, o seu enquadramento histórico, os diversos autores que contribuíram para a sua evolução, as diferentes metodologias, bem como o seu enquadramento legal. Em termos metodológicos, recorreu-se ao processo de revisão da literatura com base na meta-análise, comprovando-se a falta de estudos de caso na área do Profiling Criminal que demonstrem cientificamente a validade das técnicas utilizadas e que o reforço da identidade profissional do criminólogo passa pela sua contribuição efetiva para o trabalho das forças e serviços de segurança. Os resultados obtidos com o presente estudo demonstram que existe uma necessidade de fortalecimento do conhecimento científico para que se possa alcançar um nível de fiabilidade que retire a técnica do Profiling Criminal do escopo do ceticismo.