Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD323
BARROSO, Tânia Friões
Análise teórico-metodológica para o estudo de trajetórias criminais [Documento electrónico] / Tânia Friões Barroso.- Porto : [s.n.], 2017.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação realizada para obtenção do grau de mestre em Criminologia, submetida à Faculdade de Direito da Universidade do Porto, tendo como orientadora Josefina Maria de Freitas Castro coorientador Pedro António Basto de Sousa. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 1,65 MB em formato PDF (138 p.).


CRIMINALIDADE, COMPORTAMENTO DESVIANTE, METODOLOGIAS, TESE

Esta dissertação tem por objecto a análise de trajetórias criminais, numa perspectiva teórica e metodológica. É sistematizada a literatura teórico-empírica enquadrada no paradigma das carreiras criminais e a criminologia desenvolvimental e do ciclo de vida. São ainda apresentadas e discutidas as principais metodologias de análise de trajetórias criminais, designadamente os modelos hierárquicos lineares, a análise da curva de crescimento e a abordagem semi-paramétrica baseada em grupos. Descrevem-se as metodologias de análise estatística utilizadas na literatura, salientando-se o âmbito de aplicação, as vantagens e as limitações de cada uma delas, e descrevem-se os principais resultados da literatura empírica aplicada que utilizaram as metodologias explicadas. Desta discussão resulta a escolha da metodologia, a abordagem semi-paramétrica baseada em grupos, a utilizar numa proposta de estudo empírico. O estudo empírico a que se propunha, passava pela caraterização de trajetórias delinquentes em indivíduos sinalizados pelo sistema de promoção e proteção e/ou sistema tutelar educativo. Além dessa caraterização seria analisada a relação dessas trajetórias com: (1) os três grupos de jovens (i.e., de acordo com o processo instaurado – especial atenção à sobreposição – Crossover Youth) e (2) fatores de risco de dimensão individual e familiar. Na impossibilidade de atempadamente aceder aos dados necessários para a execução, de um estudo empírico real, é apresentada uma proposta de estudo empírico, em que se estabelecem os objectivos, a definição das variáveis, e a metodologia de análise estatística mais adequada a estudos desta natureza.