Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD336
SANTOS, Cátia Isabel Lopes dos
Terrorismo e espaços públicos [Recurso eletrónico] : estratégias de prevenção e de proteção / Cátia Isabel Lopes dos Santos.- Lisboa : [s.n.], 2023.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação de Mestrado Integrado em Ciências Policiais, XXXV Curso de Formação de Oficiais de Polícia, tendo como orientadores Raquel Duque e Bruno Amorim Santos, apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Ficheiro de 2,61 MB em formato PDF (88 p.).


TERRORISMO, PREVENÇÃO CRIMINAL, FORÇA DE SEGURANÇA, TESE

Dada a impossibilidade de reduzir a zero o risco de ocorrência de atentados terroristas, em particular a ameaça abstrata que impende sobre os espaços públicos, torna-se necessário encontrar respostas para prevenir e mitigar as suas consequências. No que concerne ao exercício dos seus compromissos europeus e internacionais, Portugal participa ativamente nos esforços para combater a ameaça terrorista, de onde resultam contributos para melhorar as capacidades dos Estados para uma resposta coletiva. Porém, será suficiente? Este trabalho reflete sobre a necessidade de reestruturação de políticas e de implementação de mecanismos de natureza preventiva para combater ataques terroristas contra espaços públicos. A presente pesquisa compreende uma análise documental, com vista à verificação da adequação do sistema securitário, na ótica da prevenção, conforme a sua correspondência às exigências de segurança. As medidas não impedem totalmente a ocorrência de ataques, mas dificulta a sua concretização e reduz o risco. Do ponto de vista estratégico, as medidas podem ser suficientes, todavia carecem da sua operacionalização através da implementação de planos de ação, que prossigam e cumpram os objetivos definidos estrategicamente. Sobre a ação das Forças e Serviços de Segurança, é lhes atribuído um papel preponderante na deteção e interceção de suspeitos, no desenvolvimento de intervenções conjuntas e multifacetadas e na relação entre comunidade e autoridades policiais, que fortalece o sentimento de segurança das pessoas.