DGPJ

Cláusulas Abusivas
Processo: 3209/11.8TBLRA
Tribunal 1ª instância: TRIBUNAL JUDICIAL DE LEIRIA
Juízo ou Secção: 2º JUÍZO
Tipo de Ação: AÇÃO INIBITÓRIA
Tipo de Contrato: CONTRATO DE ALUGUER DE VIATURA SEM CONDUTOR
Autor: MINISTÉRIO PÚBLICO
Réu: EUROLEIRIA, RENT A CAR, LDA
Data da Decisão: 01/16/2014
Descritores: ALTERAÇÃO DAS REGRAS DO RISCO
CLÁUSULAS PENAIS DESPROPORCIONADAS
PRINCÍPIO DA BOA FÉ
Texto das Cláusulas Abusivas: Julgo a presente acção parcialmente procedente, por parcialmente provada, em consequência do que:
a) Declaro nula e sem nenhum efeito a cláusula segunda, n.º 7, do contrato junto como documento n.º 2 com a petição inicial, com o texto que consta de fls. 14 verso dos autos, em concreto: "o locatário é o responsável por todas as perdas ou danos incluindo o furto ou roubo do veículo, caso o mesmo não seja entregue a um funcionário da locadora."
b) Declaro nula e sem nenhum efeito a cláusula oitava, n.º 3. do contrato junto como documento n.º 2 com a petição inicial, com o texto que consta a fls. 14 verso dos autos, em concreto: "os dados pessoais destinam-se quer à identificação dos locatários e/ou condutores dos veículos alugados, quer à inclusão, no caso de incumprimento, nomeadamente por falta de pagamento dos serviços contratados, falta de restituição do veículo ou utilização de documentação falsa, numa base de dados de clientes incumpridores."
c) Declaro nula e sem nenhum efeito a cláusula nona, n.º 3, do contrato junto como documento n.º 2 com a petição inicial, com o texto que consta de fls. 14 verso dos presentes autos, em concreto: "no caso de o locador ser notificado por qualquer entidade pública ou privada, unicamente para identificar o locatário, este obriga-se a pagar a título de despesas administrativas o montante de € 20,00."
Recursos: N

f
Texto Integral: 3209_11_8TBLRA.pdf 3209_11_8TBLRA.pdf