DGPJ

Cláusulas Abusivas
Processo: 8373/16.7T8LRS
Tribunal 1ª instância: TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE LISBOA NORTE
Juízo ou Secção: JUÍZO LOCAL CÍVEL DE LOURES - JUIZ 3
Tipo de Ação: AÇÃO INIBITÓRIA
Tipo de Contrato: CONTRATO DE COMPAR E VENDA À DISTÂNCIA
Autor: MINISTÉRIO PÚBLICO
Réu: CONFORGÁS - INSTALAÇÃO DE REDES DE GÁS, LDA.
Data da Decisão: 02/27/2017
Descritores: ALTERAÇÃO UNILATERAL DO CONTRATO
ALTERAÇÃO DAS REGRAS DO RISCO
EXCLUSÃO OU LIMITAÇÃO DA RESPONSABILIDADE
IMPOSIÇÃO DO FORO COMPETENTE
LIMITAÇÃO DE OBRIGAÇÕES ASSUMIDAS
PRINCÍPIO DA BOA FÉ
Texto das Cláusulas Abusivas: Pelo exposto, decide-se:
a) declarar nulas as cláusulas constantes do clausulado denominado 'Termos de Uso', que se seguem e condenar a ré Conforgaz - Instalação de redes de gaz - Sociedade Unipessoal, Lda, a abster-se se as inserir em futuros contratos e de prevalecer-se das mesmas nos contratos celebrados em data anterior:
I - A cláusula 4.2:
"A Conforgáz reserva-se no direito de modificar a qualquer momento e sem aviso prévio, a informação e oferta comercial apresentada sobre produtos, preços, promoções, condições comerciais e serviços."
II - A cláusula 4.4:
"A Conforgáz, Lda. não dá garantias absolutas quanto à exactidão das informações prestadas nas nossas páginas, nomeadamente fotografias e características de produtos sendo que estas informações nos são fornecidas pelos nossos fornecedores e são susceptíveis de erros tipográficos;"
e a cláusula 4.7:
"A Conforgáz, Lda. não é responsável, directa ou indirectamente por qualquer informação, conteúdo, afirmações ou expressões que constem nos textos dos artigos comercializados nas nossas páginas web. A autoria do conteúdo dos descritivos dos produtos é da responsabilidade dos fabricantes e distribuidores em questão."
III - A cláusula 8.6, na parte:
"(...) sendo efectuada a recolha do electrodoméstico antigo, pelo valor adicional de 30,00 € (...)"
(Texto completo da cláusula 8.6: "Na região de Lisboa, num raio de 30 km, o electrodoméstico é desembalado e colocado no local desejado, com uma breve explicação do funcionamento, sendo efectuada a recolha do electrodoméstico antigo, pelo valor adicional de 30,00€. Este tipo de entrega é efectuado, caso o cliente assim o solicite. os levantamentos feitos na loja estão ISENTOS de PORTES").
IV - A cláusula 8.8:
"É DA RESPONSABILIDADE DO CLIENTE VERIFICAR O MATERIAL À DESCARGA (abrindo as embalagens). Se verificar alguma anomalia provocada pelo transporte, deve ser descrito na guia de transporte e recusado o material. Não serão aceites reclamações à posteriori provocadas pelo transporte, poi o material É COLOCADO À DISPOSIÇÃO para verificação."
V - A cláusula 10.2:
"Em caso de litígio o foro competente é o de Loures com renúncia expressa a qualquer outro."
Recursos: N

f
Texto Integral: 8373_16_7T8LRS.pdf 8373_16_7T8LRS.pdf